top of page

Partituras para Orquestras

“O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma.” 

                            JOHANN SEBASTIAN BACH

Oscar de Oliveira

Arranjador e Compositor 
Graduado em Educação Musical pela FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo.
Compositor e arranjador de canções.
Compositor de Música Original e arranjador de músicas em geral para orquestras.
Professor de Educação Musical - Arte.

“Onde há devotação à música, Deus está sempre por    perto com sua presença generosa.”  

                                     JOHANN SEBASTIAN BACH

C A S T E L O F O R T E
M U S I C - V I D E O S
N A R R A T I V E
contact

REFORMA PROTESTANTE 500 ANOS 1517-2017

Martin Luther (1483-1546)

           Em Abril de 1521, Martim Lutero declarou diante do tribunal: “Não posso fazer de outro modo, mantenho o que escrevi, que Deus me ajude.”

           Suas noventa e cinco teses afixadas à porta da igreja de Wittenberg, em 31 de Outubro de 1517 iniciaram a maior revolução da história da igreja cristã, A Reforma Protestante. Pregara e publicara com ousadia sobre os abusos, erros e pecados da igreja romana. Por essas e outras razões, o Papa e outros líderes da igreja católica queriam a sua morte. Lutero continuou vivo por intervenção de seu amigo príncipe Frederico III, Eleitor da Saxônia, que o manteve em seu castelo. Outros reformadores antecederam Lutero, mas pagaram o preço máximo por sua fé, perdendo a vida. Mas Deus poupou a vida de Lutero que traduzir a bíblia do hebraico e grego para a língua alemã, essa obra levou 13 anos.

Martim Lutero é conhecido como Apóstolo da Reforma e também o pai do canto congregacional, pois antes disso, a congregação não tinha o costume de cantar hinos. Os poucos hinos que haviam, eram cantados em latim somente pelos oficiais da igreja. Foi Lutero que introduziu o cântico por toda congregação.

           O hino Castelo Forte com letra e música é de autoria de Martim Lutero, esse cântico se espalhou por toda a terra e se tornou o hino oficial da Alemanha protestante. Era cantado diariamente por Lutero e seus companheiros, e até os inimigos da reforma diziam que o povo estava cantando uma nova doutrina. Assim, esse hino cooperou muito no desenvolvimento da igreja cristã daqueles dias. Foi tão grande a repercussão deste hino, que homens ilustres, artistas e músicos famosos da época usaram nos seus temas. O principal hino de sua autoria, Castelo Forte, foi escrito na hora mais escura na história desse movimento. Perseguições por parte do imperador Carlos V, ameaçaram a existência dos chamados protestantes e Lutero sofria ameaças de morte à todo instante.

          O hino foi escrito em 1529 e foi chamado a batalha de Lutero, e James Moffatt, ministro e teólogo, o chamou de como o maior hino, do maior homem, do maior período da história da Alemanha. Foi cantado com emoção e sinceridade ao longo desses 5 séculos em milhares de línguas. Define até onde podemos confiar em nosso "Castelo Forte", nossa “Espada e bom escudo” que nos defende com sEu poder, contra o nosso inimigo, o tentador com seus demônios, contra os quais não temos forças de nós mesmos para resistirmos, mas Cristo o venceu na cruz e quem nos defende é o Senhor dos altos Ceus, o próprio Deus, e o grande acusador cairá com uma só palavra. Lutero faleceu em 1546 aos 63 anos, foi casado com Catarina de Bora, uma ex freira, e tiveram seis filhos.

 

"Defende nos Jesus, o que venceu na cruz. Senhor dos altos Céus, e sendo o próprio Deus, triunfa na batalha." 

bottom of page